Biografia

selma reis/biografia



SELMA REIS



  Selma Reis, nasceu em São Gonçalo, no estado do Rio de janeiro. Desde pequena sempre foi apaixonada pelas vozes dos grandes interpretes da música popular brasileira. Sua familia era ligada às rodas de serestas de sua cidade e Selma cresceu em meio ao fascinio das vozes. Apesar da timides, aos 5 anos de idade, ela já encantava a todos com o seu talento e afinidade musical. Na casa de sua avó, ela subia em uma mesinha que havia na varanda e cantava uma das mais belas canções da música popular brasileira, Ave Maria no Morro. Já adolescente, Selma viu-se diante de um dilema profissional. Aprovada para a faculdade de Comunicação Social, ela decidiu trancar a matricula no meio do curso e viajar para o exterior, conhecer novas culturas e viver novas experiências. Ela foi morar na frança, cursou dois anos da faculdade de letras e aproveitou para estudar música.

  Em 1987, já de volta ao Brasil, gravou “Selma Reis”, seu primeiro disco independente. O trabalhou contou com participações de Dori Caymmi, Paulo Jobim, Jaques Morelenbaum, Geraldo Azevedo, Armandinho e Sueli Costa, entre outros grandes músicos e compositores. O que era sonho virou realidade e novos trabalhos se sucederam.

  Em 1990,lança seu segundo CD, "Selma Reis",produzido pela PolyGram, com participação nos arranjos do maestro e pianista Wagner Tiso. Entre as faixas, “Meu Veneno”, canção especialmente feita para a cantora por Milton Nascimento, musicando o poema de Ferreira Gullar.

  Em 1991, o CD intitulado por uma música de Aldir Blanc, “Só Dói Quando Eu Rio” contou com Eduardo Souto Neto nos arranjos e Rafael Rabello nos violões, além de outros grandes músicos da MPB.

  Presket, arranjador de Paul McCartney e Elton John, foi uma das grandes experiências profissionais que viveu, pois teve a oportunidade de trabalhar com músicos de várias nacionalidades em diversos países. Para o mesmo álbum, gravou no Rio de Janeiro com a bateria da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel (a Bateria nota 10!), sendo convidada no ano seguinte para “puxar” o samba da Escola durante o Desfile de Carnaval na Marquês da Sapucaí.

  Em 1995, Selma começou a experimentar um lado mais acústico e intimista, gravando o CD “Todo Sentimento”, apenas com piano e voz.

  Em 1996, lançou o CD “Achados e Perdidos”, obra em que passeia com sua potente voz pelas músicas de um dos maiores compositores da MPB, o grande mestre Gonzaguinha.

  Em 1998 começa sua carreira no teatro, fazendo uma participação especial no espetáculo musical “O Abre Alas”, sobre a vida de Chiquinha Gonzaga, ao lado e Rosamaria Murtinho e grande elenco.

  Em 1999, lançou “Ares de Havana”, trabalho em que mostra todo seu amadurecimento como intérprete e cantora. Em Havana, gravou com grandes músicos cubanos, entre eles o pianista Frank Emílio e o jovem pianista Roberto Carcasses, cantando em espanhol algumas das mais belas canções cubanas. Em 2001, Selma fez nova participação especial, desta vez na série “Presença de Anita” , de Manoel Carlos, na Rede Globo.

  Em 2002, apresentou-se no musical “Um Dia de Sol em Shangrilá”, ao lado de Lucinha Lins e Cláudia Neto, sob direção de Charles Moeller e Cláudio Botelho. No mesmo ano, relançou o CD “Todo Sentimento” a pedido da gravadora de Roberto Menescal e foi convidada pela bailarina Ana Botafogo para participar de um espetáculo em que Ana dançava um repertório de música popular brasileira com um sexteto de cordas e piano.

Em 2003 foi convidada para apresentar-se com um dos maiores ícones da MPB, o cantor Cauby Peixoto. A dupla entrou no palco com “Vozes”, espetáculo que deu origem a um CD homônimo, ao vivo, vencedor, em 2004, do prêmio TIM de Música Popular Brasileira como a Melhor Dupla de Canção Popular do ano.

  Em 2004, participou do famoso musical da Broadway intitulado “CHICAGO”, interpretando Mama Morton, personagem que no cinema foi representado por Queen Latiffah. O espetáculo ficou em cartaz na cidade de São Paulo como um dos maiores sucessos de público do país, assistido de abril até dezembro de 2004 por mais de 150 mil pessoas.

  Em Janeiro de 2005 Selma é convidada para participar do musical a “Ópera do Malandro” de Chico Buarque, representando a grande personagem “Vitória” para uma tour em Portugal nas cidades de Lisboa nos Teatros CCB e Coliseu de Lisboa, Figueira da Foz, no Centro de Artes de Espetáculos da Figueira da Foz e na cidade do Porto, no Coliseu do Porto durante os meses de Fevereiro e Março com um grande sucesso de público e crítica, em Abril de volta ao Brasil se apresenta com o mesmo musical em uma temporada de duas semanas no Canecão.

  Em Fevereiro de 2007 Selma Reis e Ana Botafogo estão juntas no mesmo palco cantando e dançando.

  Em Fevereiro de 2007 Selma Reis entra em estúdio para gravar o seu novo CD de música clássica sacra (Händel, Mozart, Schubert, César Frank, Gounod e outros) são todas as músicas que canta na novela "Páginas da Vida", produzido pela gravadora Deckdisc.

Em Maio de 2007 lançamento do CD SAGRADO.

Em 2007 lançamento do CD Maria Mãe de Jesus.

Em 2009 lançamento do CD A Minha Homenagem ao Poeta da Voz.

2011/2012 Selma Reis apresenta em todo o Brasil, o espetáculo O Cabaré de Florbela.


2 comentários:

  1. Prezada Selma,

    Admiro muito s/ trabalho, especialmente o selecionado p/ constar no (fita k-7 !) 'Só dói quando eu rio' - realmente especial, amo ! Poderei encontrá-lo em CD/DVD e/ou download ? Agradeço informar a respeito.

    Sucesso e saúde sempre,
    Sílvia Oliveira

    ResponderExcluir

VISITE A PÁGINA DA ARTISTA SELMA REIS NO FACEBOOK

.